Você tem ansiedade?
- psicóloga Yacira Alencar
- 12 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Antes de mais nada, O que é ansiedade?

Se trata de um sentimento de preocupação e medo, algo inerente a todo ser humano, uma vez que é desenvolvida como um instinto de alerta e cuidado. Inclusive, em níveis adequados, ela traz benefícios para o indivíduo.
Ela é uma ansiedade normal ou é um diagnóstico de ansiedade? Qual a diferença?
A ansiedade “normal” é uma experiência comum que muitos de nós enfrentamos em diferentes graus e momentos da vida. Pode se manifestar de várias maneiras, desde uma sensação leve de nervosismo até ataques de pânico intensos. A todo instante estamos fazendo atividades de adaptação, ou seja, tentativas de nos ajustarmos às mais variadas exigências, seja do ambiente externo, seja do mundo interno, atingindo este vasto mundo de ideias, sentimentos, desejos, expectativas, sonhos, imagens, que cada um tem dentro de si.
Os sintomas podem ser físicos (como palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, tontura, calafrios, náusea, tensão muscular), emocionais e psicológicos (como medo intenso, preocupação constante e excessivas, medo, angústia, pensamentos catastróficos, inquietação, falta de foco, insônia, esgotamento mental) e comportamentais (evitar situações que causam ansiedade).
A ansiedade desperta o instinto de “lutar ou fugir”, útil quando enfrentamos uma ameaça real às nossas vidas ou segurança, estimulando a produção do hormônio do estresse, o cortisol. A descarga constante desse hormônio no organismo causa uma série de prejuízos à mente e física. Por essa razão, as pessoas ansiosas são mais suscetíveis a desenvolver doenças psicossomáticas e outras condições de saúde mental, bem como a chegar ao esgotamento psicológico, sensação desagradável de exaustão mental e física.

Já o Transtorno de Ansiedade é um diagnóstico feito quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e interfere significativamente na vida diária de uma pessoa. Pode incluir condições como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, fobias específicas, transtorno de ansiedade social, entre outros.
O diagnóstico e tratamento adequados são essenciais para ajudar a pessoa a lidar com os sintomas e melhorar sua qualidade de vida. A chave para distinguir entre ansiedade normal e um transtorno de ansiedade é a intensidade, duração e impacto funcional dos sintomas.
Se a ansiedade interfere significativamente nas atividades diárias, relacionamentos ou bem-estar geral, pode ser indicativo de um transtorno de ansiedade que requer atenção profissional. Mas o importante a lembrar é que a ansiedade pode ser gerenciada! Encontrar formas saudáveis de lidar com ela é fundamental para o bem-estar mental.
Se você está lutando com a ansiedade e sente que ela está afetando sua vida, não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado, pode falar comigo.
*Os textos do blog são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.