Sabe o que é Psicossomática?
- psicóloga Yacira Alencar
- 21 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de nov. de 2024

Você já ouviu falar sobre DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?
O que você não resolve em sua mente, seu corpo transforma em doença.
Isso acontece quando você acumula dentro de si tudo que deveria se livrar. Apesar de mudar de pessoa para pessoa, a somatização é explicada cientificamente. Contrair uma gripe ou um mal-estar súbito é normal e costuma acontecer de tempos em tempos. Mesmo quem é detentor de uma imunidade forte, acaba adoecendo de vez em quando.

Raiva, paixão, tristeza, medo e uma série de emoções causam alterações no organismo, liberando ou inibindo a produção de substâncias, como adrenalina, cortisol e serotonina. Ninguém gosta de ficar doente. Quando adoecemos, somos acometidos por um mal-estar generalizado, sentimos dor e temos dificuldade para manter o bom humor.
Mas, basicamente, é quando nos sentimos bem quem somos e conseguimos administrar as múltiplas esferas das nossas vidas.

Prestar atenção às nossas necessidades básicas, como dormir e se alimentar, bem como às necessidades emocionais, como aliviar o estresse e fazer a manutenção do bom humor, promove bem-estar prolongado. Já esquecê-las pode aumentar a ansiedade, fadiga, estresse, frustração e raiva. Contribuindo assim, para o desencadeamento de doenças que seu corpo já pode ter predisposição e adotando tais hábitos criamos um atalho para somatização.
Para evitar problemas futuros, se conheça, faça terapia com psicólogo!
O acompanhamento psicoterapêutico não se trata somente de ‘conversar’, embora as sessões sejam compostas, sobretudo, pela fala. O psicólogo escuta o paciente e instiga reflexões sobre sua vida, decisões e saúde mental, capacitando-o a gerenciar o estresse diário e as emoções de maneira saudável.
*Os textos do blog são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.