Saúde mental
- psicóloga Yacira Alencar
- 3 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2024

O que é saúde mental?
É um estado de bem-estar mental que permite que as pessoas lidem com o estresse da vida, percebam suas habilidades, aprendam bem e trabalhem bem, e contribuam para sua comunidade.
Um dos objetivos mais recentes em saúde mental é não se restringir apenas à cura de doenças ou a sua prevenção, mas evidenciar esforços para a implementação de recursos que tenham como resultado melhores condições na vida para a população.
O que a psicologia fala sobre saúde mental?
Para a Psicologia é a maneira como as pessoas harmonizam as suas habilidades, competências emocionais, ambições, objetivos de vida, ideais, dentre outros elementos. Dependendo da qualidade dessa administração, elas têm reações saudáveis ou nocivas aos eventos da vida.
Esta maneira tem valor intrínseco e instrumental e é integrada ao nosso bem-estar. De acordo com DSM, a Associação de Psiquiatria Americana (APA), diz que a saúde mental pode ser definida pela forma como pensamentos, sentimentos e comportamentos influenciam diretamente em nossas vidas.

Conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS, não existe uma definição universal para saúde mental. As diferenças entre culturas e suas peculiaridades podem tornar o significado de saúde mental bastante subjetivo. Mas, independentemente da cultura, a OMS entende que a saúde mental é a responsável por fazer o indivíduo buscar seus objetivos e contribuir para a sua comunidade.
Você tem cuidado da sua saúde mental?
Apesar de estudos mostrarem que não usamos a capacidade total do nosso cérebro, parece que estamos sempre com nossa mente cheia e cansada com o estresse e a ansiedade causados pelas muitas atividades diárias, demandas no trabalho e preocupações de modo geral.
Quando um indivíduo não possui um bom relacionamento com os fatores mencionados anteriormente, a sua vida é sem cor, tediosa e triste. Ele não consegue encontrar motivos para viver novas experiências, interagir com outras pessoas, desenvolver habilidades, ser dedicado ao trabalho e gostar de si mesmo.
Tanto a sua mente quanto o seu corpo darão sinais de que a sua saúde mental não vai bem. Você tem o hábito de trabalhar além do necessário? De querer resolver problemas que não são seus? De evitar os momentos de descanso para concluir logo uma tarefa? De ignorar os sinais, avisos de desconforto do seu corpo e da sua mente?

O trabalho da psicóloga é ajudar seus clientes na descoberta de si, acompanhando-os nesta caminhada, de modo a ampliar seu crescimento e seu amadurecimento.
Diante do sinais físicos, muitas vezes somáticos e psicológicos de que a saúde mental não vai nada bem, ou seja, é assim, com estes sinais que você percebe que não está mantendo o equilíbrio mental, que não consegue manter sua autonomia e nem contribuir para a sociedade, é preciso procurar ajuda especializada de uma psicóloga.
Respeite as suas limitações para não se levar à exaustão mental e física. Se precisar descansar, descanse. Se precisar mudar a maneira de fazer algo, mude. Se precisar de ajuda, peça. Está na hora de mudar. Aprenda a distinguir quando precisa descansar de quando tem disposição e saúde para prosseguir. A sua jornada para o bem-estar mental começa com um simples clique
*Os textos do blog são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.